Os vencedores do Concurso de Ideias "GIFT" (Green Innovation Future Technology), em Hong Kong, foram selecionados por um corpo de jurados que representava o Hong Kong Science Park (HKSTPC), o governo local e organizações privadas. As propostas vencedoras foram as que melhor interpretaram os objetivos da competição: criar uma arquitetura inovadora e icônica; projetar um edifício de baixa emissão de carbono que promova estratégias e estilos de vida sustentáveis; estimular e descobrir novos talentos locais; e criar um esquema que unifique o desenvolvimento do Science Park.
Vejas as propostas vencedoras a seguir...
Vencedores da categoria "Grupo Profissional" - Primeiro Lugar: 'Seeding Architecture'
"Os principais espaços incluem cafés e escritórios localizados ao longo do lado norte do terreno, com vista para Tolo Harbour e protegidos da poluição sonora oriunda da via principal. A vastidão do entorno permite que estas áreas recebam luz natural o bastante, sem, contudo, sobreaquecer. Cada pavimento é equipado com decks abertos que proporcionam maravilhosas vistas para a paisagem."
Equipe de projeto: Chik Tsz Ting, Eugene Kiang, Alan Siu Lun Wu, Tang Wai Kwong, Ho Lai Ki e Hui Po Man
Dos arquitetos: "Acreditamos que o princípio básico do design ecológico deveria ser a consciência com a natureza: apreciar a beleza das forças naturais e criar uma conexão entre o feito pelo homem e a natureza."
"Ao invés de intervir com dois blocos - o primeiro edifício e o segundo anexo - decidimos preservar ao máximo, levantando a topografia para criar uma 'paisagem' que se eleva do solo, e preenchendo inteiramente a superfície da cobertura com vegetação."
Segundo Lugar: 'The Green Carpet'
Dos arquitetos: "Este projeto é uma expressão arquitetônica de se cortar um tapete verde (a paisagem) e dobrá-la (como a cobertura do edifício). Isso cria um nova dimensão de espaço público e um edifício icônico que se assemelha a um portal de entrada."
Equipe de projeto: Wong Hin Fai e Lee Tin Wan
Terceiro Lugar: 'Staggered Green'
Dos arquitetos: "O típico layout de escritórios com um núcleo central, embora bastante eficiente, depende muito de mecanismos de ventilação e iluminação, devido ao tamanho dos espaços e a possibilidade de janelas em apenas um dos lados. Para criar um espaço de trabalho mais sustentável, devemos abandonar a regra do núcleo central e repensar a planta ideal para estes ambientes."
Equipe de projeto: Chan Kin Kwok e Ng Man Hoi Simon
Quarto Lugar: 'The Green Estuary'
Dos arquitetos: "A forma do edifício é inspirada na formação natural do estuário e na erosão de rochas causada pela água. O bloco quadrado de escritórios é dividido por um córrego, formando um "portal" para a principal praça pública. A divisão do bloco cria um jardim entre os escritórios e laboratórios. Os visitantes podem entrar nos edifícios enquanto caminham em meio à natureza."
Equipe de projeto: Oscar Tong Hei, Kelvin Chu, Buran Chen e Ma Vickie Ka Ki
Vencedores da categoria "Grupo Aberto" - Primeiro Lugar: 'En'phasing'
Equipe de projeto: Lu Chih-hao, Vivian Lee e Tien Wen Jack Wu
Dos arquitetos: "A ideia é estender as montanhas e a natureza ao sul do terreno em direção ao cinturão verde do Science Park. A arquitetura age como um limiar entre a natureza e o parque."
Segundo Lugar: 'Sky Tree'
Equipe de projeto: Lee Ka Wai, Tang Yu Tsun, Chan King Man e Ng Tsz Fung
Dos arquitetos: "O conceito do projeto é vitalidade - leva uma ou duas décadas para uma muda se tornar uma árvore, período em que ela enfrenta todos os tipos de dificuldades, mas continua firme e perseverante. Este tipo de vitalidade é o que o povo de Hong Kong precisa ter."
Terceiro Lugar: 'Gift'
Equipe de projeto: Chan Hing Kwan e Benjamin Lee
Dos arquitetos: "Nosso presente (gift) para Hong Kong combina ciência e natureza, uma mistura de formas produzidas pelo homem e suavidade característica do mundo natural. Nosso conceito, baseado em princípios taoistas de Yin e Yang, apresenta uma série de oposições e qualidades. Luz e sombra, calor e frio, firmeza e suavidade, e coloca estas qualidades em um edifício que educa e, ao mesmo tempo, inspira."